Saúde do Trabalhador

 

Bom, nesta minha primeira publicação quero abordar um tema importantíssimo relacionado à saúde e segurança no trabalho.

 

EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. (NR 06).

 

6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

 

6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis dê ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

 

Nos itens 6.3 ao 6.6.1 podemos ver as obrigações do EMPREGADOR para ao empregado referente aos EPI's, sendo que o mesmo tem a responsabilidade de entregar o EPI adequado,treinar e exigir o seu uso conforme estabelece esta norma regulamentadora.

 

Porém nós TRABALHADORES também temos nossas obrigações conforme estabelece a NR 06.7 e seus itens vejam abaixo:

 

6.7 Responsabilidades do trabalhador. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 dedezembro de 2010)

 

6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

 

 

A maioria dos trabalhadores da nossa categoria muitas vezes não compreende que é extremamente necessário o uso correto dos EPI's em seus respectivos locais de trabalho, muitos chegam até a troca-los por outros materiais que não são adequados para a função e ao tipo de risco que estão expostos no seu dia a dia.

Um ótimo treinamento pode fazer a diferença, mas se cada colaborador não tiver a responsabilidade e consciência que é sua própria vida que esta em risco, infelizmente as estatísticas de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho vão aumentar a cada dia, trazendo muitos prejuízos para sua vida social e familiar.

 

 

Analisando a Nr06 pode se notar que temos tanto direitos como obrigações em relação aos EPI's, por isso crie a consciência da importância que se tem em usar os equipamentos de proteção, eles não são seus inimigos como muitos pensam e sim o ótimo uso dos mesmos pode prevenir problemas atuais e futuros em relação a sua saúde.

 

EPIS NÃO FORAM CRIADOS PARA SUA CASA E NEM SEU ARMÁRIO UTILIZA LOS .

 

FAÇA SUA PARTE USE EPIS E EVITE ACIDENTES.

 

Abraços a todos

 

Jackson Ricardo.